História

 

 

 

 

 

O movimento sindical atua como instrumento de defesa dos direitos e interesses da coletividade desde a expansão do capitalismo no sec. XVII, onde a mão de obra artesanal deixou de ser principal, perdendo seu espaço para as maquinas, aumentando assim a produção e à maximização dos lucros e da exploração dos trabalhadores. O sindicalismo atua como ferramenta importante para o desenvolvimento democrático do nosso país, portanto assume compromisso no que se refere à valorização da classe trabalhadora.


Sindicato é, organização de trabalhadores, união, solidariedade e consciência de classe. O trabalhador se filia de modo individual, consciente, com o objetivo de somar esforços em defesa de seus interesses.


Um sindicato forte é aquele que tem a participação de seus associados, mas não é só isso. Um sindicato forte significa que sua categoria é atuante, participa de assembléias, tem consciência dos seus direitos e deveres, se recicla e principalmente, está atenta às ações promovidas pelos seus dirigentes.


Sindicalismo é luta desafio, coragem. Temos a missão de contribuir para um país mais justo e igualitário. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, de Cascavel e Região, informam o trabalhador da importância da atuação do movimento, da unidade para fortalecer e intensificar a ação.